Turismo Religioso

Paróquia de Nossa Senhora de Fátima

Foi criada em 27 de Abril de 1987 por D. José da Costa.

Teve limites paroquiais alterados a partir de 1992, já no Governo Pastoral de D. Carlos Alberto Navarro devido à necessidade apresentada pela mesma Paróquia.

A Paróquia faz limites com as seguintes Paróquias: São João Batista, Nossa Senhora da Conceição, São Pedro Apóstolo e São Francisco de Assis.

A construção da Igreja Nossa Senhora de Fátima vem desde o tempo de Pe. Hugo.

Até os tempos hediernos, abnegadas pessoas militaram e militam nesta carente comunidade.

Endereço: Rodovia Br 493, Manilha, Itaboraí/Rj

Igreja de Santo Antônio

A primitiva. Capela de Santo Antônio, localizada em Porto das Caixas, data de 1622, foi construída há 500m da Capela atual de 1822.

Parte da fachada frontal ainda guarda características originais, porém, após reformas, o seu interior foi descaracterizado e foi construído um anexo novo, na lateral direita da Capela. Esta Capela é a razão por que a localidade “Aldeia”, começaria a ser chamada de “Santo Antônio de Macacu”.

Fonte: historiaemonumentos.blogpost.com

Endereço: Rua do Acre, s/nº, Porto das Caixas, Itaboraí/Rj

Igreja São João Batista

Com uma única porta de entrada, a Igreja de São João Batista é uma imponente construção que conserva características do século XVII. A antiga capela, erguida em 1684, deu origem ao núcleo urbano de Itaboraí e foi reconstruída entre 1725 e 1742.

No ponto mais alto da Praça Marechal Floriano Peixoto, no centro histórico do município, a Igreja da Matriz se impõe com sua torre única, conversadeiras com assentos de granito que demarcam a construção oitocentista em estilo barroco.

A Igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na década de 1970.

Fonte: Livro Patrimônio Cultural no Leste Fluminense – história e memória de Itaboraí, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Tanguá

Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 15, Centro, Itaboraí/Rj

Igreja Nosso Senhor do Bonfim

Do alto do Centro Histórico, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim se impõe sobre o casario local.

Construída no século XVIII, tem uma fachada típica das construções jesuíticas, nas quais, se destacam o frontão triangular.

No início dos anos 80, a igreja estava praticamente abandonada e a comunidade se uniu à paróquia para executar reformas, a fachada foi restaurada com o cuidado de se preservar suas características originais, mas muitas modificações foram feitas no restante do templo. O altar foi totalmente substituído.

A Igreja só é aberta para reuniões de pastoral e catequese.

Fonte: Patrimônio Cultural no Leste Fluminense – história e memória de Itaboraí, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Tanguá

Endereço: Rua Bonfim, nº 05, Centro, Itaboraí/Rj

Igreja de São Barnabé

A Igreja de São Barnabé tem suas origens em fins de século XVI, quando os jesuítas instituíram um aldeamento indígena em Itambi, no ano de 1584.

Segundo Monsenhor Pizzaro e Araújo, o aldeamento fora fundado em Cabuçu e transferido para Itambi pela construção do templo que serviria de paróquia e por distar pouco do Rio Macacu. O primeiro templo foi substituído por outro em 1705. Portanto, com a expulsão dos jesuítas de Portugal e das possessões portuguesas, a capela foi elevada à paróquia em 1759, e teve seu primeiro vigário fixo em 1795: o padre Joaquim José da Silva. Na década de 1950, a Igreja sofreu reformas que lhe descaracterizaram o interior.

Fonte: Livro Patrimônio Cultural no Leste Fluminense – história e memória de Itaboraí, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Tanguá

Endereço: Praça São Barnabé, Itambi, Itaboraí/Rj

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Em 1995, foi construída a primitiva capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição.

Em 1718 foi inaugurada a Igreja em devoção à Santa.

Em 1747 restou somente a capela-mor, e até hoje, ainda possui algumas paredes da antiga nave principal.

A partir de 1901 a Igreja sofreu reformas, e em 1968, quando a imagem do Cristo Crucificado sangrou, no dia 26 de janeiro, tornou-se Santuário de Jesus Crucificado; sendo famoso, recebendo inúmeras caravanas de romeiros e peregrinos de vários locais -até hoje-.

Fonte: Livro Patrimônio Cultural no Leste Fluminense – história e memória de Itaboraí, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Tanguá

Endereço: Avenida Nossa Senhora da Conceição, nº 1080, Porto das Caixas, Itaboraí/Rj